Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de março de 2010

O ZANE Digital - Diagnóstico do Quadro Natural e Agrossocioeconômico da Região Nordeste


O ZANE Digital

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, por meio do Centro Nacional de Pesquisa de Solos - CNPS e do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido - CPATSA, realizou o Zoneamento Agroecológico do Nordeste - ZANE, que consiste do Diagnóstico do Quadro Natural e Agrossocioeconômico da Região Nordeste do Brasil, cujo objetivo principal é subsidiar os órgãos de desenvolvimento na elaboração de propostas de intervenção no meio rural.
O estudo abrange ainda o Norte de Minas Gerais (incluída no polígono das secas) e soma uma área total de 1.662.947 km². Tem, essencialmente, como meta, caracterizar e espacializar os diversos ambientes em função da diversidade dos recursos naturais e agrossocioeconômicos e apresentar as suas potencialidades e limitações para a utilização com 20 culturas de interesse econômico para a Região. As culturas incluídas neste zoneamento sãs: amendoim, algodão herbáceo, arroz de sequeiro, batata doce, feijão comum, feijão macassar, mandioca, milho, soja, sorgo, abacaxi, algodão arbóreo, banana, café conilon, caju, cana-de-açúcar, citros, coco, mamona e sisal. Pretende-se, com este novo enfoque, orientar melhor as ações de planejamento governamental, e com isso contribuir para a racionalização das aplicações de investimentos na agropecuária da Região. Essa nova abordagem dividiu a Região em 20 Grandes Unidades de Paisagem, que agrupam 172 Unidades Geoambientais.
Nesta edição, o documento é apresentado em Sistema de Informações Geográficas - SIG (ZANE DIGITAL) s se constitui numa evolução da primeira edição apresentada em mídia impressa. O meio magnético (mapas, textos, planilhas, etc) permite sua visualização, impressão e, o mais importante, possibilita a realização de pesquisas dos diversos temas abordados seja na forma direta ou realizando as combinações que o "software" permite.

Downloads